A beleza que vem da essência

Ultimamente eu tenho pensado em como a vida funciona. E num desses devaneios meus, eu percebi o quanto as pessoas estão cada vez mais infelizes consigo mesmas.

A maior parte do problema se resume a: autoimagem.

Muitas pessoas ao se olharem no espelho, se vêem como inferiores aos demais, tudo isso porque não possuem certas características físicas que desejam, e, portanto, isso acaba influenciando muito em sua personalidade. Por não se acharem suficientemente agradáveis aos olhos alheios, acabam por trazer para suas vidas somente o que há de negativo.

É claro, tudo o que é belo aos olhos, irá chamar mais atenção. Porém, nem tudo o que é belo aos olhos da carne terá, necessariamente, a mesma beleza para os olhos da alma.

Você, que se olha no espelho diariamente e começa a reparar que tem umas gordurinhas sobrando aqui ou ali; ou que o nariz não é tão empinado quanto queria que fosse; ou de maneira alguma consegue se aceitar da forma que é. Eu, com base na minha experiência de vida, tenho algo a te dizer: Não é porque você se acha estranho(a) ou que simplesmente não se encaixa nos padrões impostos pela sociedade, significa que você seja feio(a). Longe disso! Você é lindo(a) do jeitinho que você é. Mas, se isso ainda não é o suficiente, comece colocando na balança o que está te incomodando e o que você acha que está bom, analise tudo isso. E jogue fora tudo aquilo que te incomoda. Mas isso é apenas SE você quiser. Não mude, JAMAIS por alguém. Muito menos se te disserem que você está por fora dos padrões. Ninguém é obrigado a ser exatamente aquilo que a sociedade ditou. Afinal, você nasceu de uma forma, e pelo que eu saiba, ninguém nasceu dentro de um molde.

Mas, para melhorar ainda mais, não basta você se aceitar, mas sim você aceitar que (a) fulaninho(a) do colégio é lindo(a). Se ele(a) é agradável aos olhos, não há nada a se fazer a não ser você admitir que ele(a) é. À partir do momento em que você apontar de dedo em alguma menino(a) que "se encaixa nos padrões de beleza" falando que não a acha "tão lindo(a) assim", você está fazendo alusão de que não está satisfeito(a) consigo mesmo(a), e isso está refletindo em seu comportamento. Afinal, você não sabe o que se passa na vida do(a) menino(a), logo você não conhece as dores e tristezas dele(a). Pode ser que, da mesma maneira que você tenha medo de não ser o suficiente, ele(a) também tenha. E isso está completamente errado. Você não precisa da opinião de ninguém para ser feliz.

E, ainda com base do que já vivi, eu digo que minha autoestima só subiu depois que comecei a admitir meus erros e passei a me aceitar do jeito que sou. É claro que tem gente que me acha feia ou algo do tipo, e eu apenas fico feliz em não ser atraente a essas pessoas que só olham a beleza exterior.

Nem tudo na vida se resume a beleza física. Certos homens e certas mulheres, também, vão em busca daquilo que agrada somente aos olhos. Mas esquecem que a real beleza, aquilo que irá ditar se o relacionamento vai para frente, está justamente na beleza do espírito dela.

De que adianta ter um busto avantajado se o que é lindo mesmo é ter uma mente aberta, e um visão ampla sobre tudo na vida? De que adianta ter lindos olhos, um cabelo impecável, se a essência está deteriorada? De que adianta ser rodeado(a) por pessoas, se no fundo mesmo tudo o que quer é se isolar?

Analise seus conceitos e passe a se enxergar como você gostaria que as pessoas lhe vissem. Não adianta de nada você ser lindo(a) e ter milhões de pessoas aos seus pés se tudo o que precisa para você é exatamente o oposto daquilo que as pessoas procuram.

Caráter, educação e empatia são as principais bases para uma pessoa ser feliz. Faça para as pessoas o que você gostaria que fizessem para você. Mostre para você mesmo(a) que é capaz de sobreviver a tudo e é feliz de ser do jeito que é. Não importa se você não está nos padrões, o que importa é o modo em que você vive a sua vida e interage com as pessoas ao seu redor.

Não se prenda a estereótipos e seja feliz!




Comentários

Postagens mais visitadas